RAID: perguntas e respostas 4 Fazer um comentário

 

RAID por Hardware

RAID por hardware é sem dúvida a maneira mais eficiente de implementar matrizes de discos rígidos e qualquer sistema operacional pode reconhecer uma matriz desse tipo, como se fosse um HD simples. A figura abaixo demonstra esse aspecto em uma placa-mãe Soyo K7V Dragon Plus, que contém um chip onboard da Promise modelo FastTrak 100 Lite.


Chip Promise FastTrak 100 Lite
da Soyo Dragon Plus!

Além disso, o RAID por hardware é mais rápido: ao contrário das matrizes de RAID por Software, todo o espaço da unidade de disco é utilizado para a matriz.


Posso mesclar unidades de disco diferentes em uma matriz de RAID por Hardware?

Sim, mas a controladora vai fazer com que elas se tornem “iguais”. Se tivermos um disco de 40Gb de 5400Rpm e um outro disco de 20Gb de 7200 Rpm, teremos que a quantidade de espaço disponível para a matriz será de 40Gb, o espaço restante na unidade de disco maior ficará inutilizado. Quanto à performance, seria como se você tivesse dois discos de 5400 rpm.


Quero mover minha matriz de RAID por Hardware para outro computador.

Funciona, desde que todas as unidades da matriz forem movidas e que as controladoras dos dois computadores sejam as mesmas (como duas Promise Fasttrak 100) ou compatíveis.


As controladoras RAID são incompatíveis… Posso ler a minha matriz em uma controladora de disco rígido comum?

Você pode ler as unidades em separado e em certas configurações. Apesar desse comportamento variar entre as controladoras RAID, normalmente consegue-se ler qualquer um dos discos de uma matriz de Espelhamento (RAID 1) e uma “matriz” de um disco somente em RAID 0.


Não existe opção para dar boot pela matriz RAID na minha Bios…

Geralmente a Bios da máquina reconhece a controladora RAID como uma SCSI. Assim sendo, tudo o que você deve fazer é selecionar a  opção SCSI em uma das opções de boot. Abaixo temos o exemplo da BIOS da Soyo Dragon Plus:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *