RAID: perguntas e respostas 3 Fazer um comentário

 

 

 

RAID por Software (cont.)

Depois de ter o seu disco convertido para dinâmico, é importante que você entenda os vários tipos de volumes existentes no Windows 2000:

Volume Simples: É o equivalente à partição do disco Básico. Todas as partições são convertidas para volumes simples depois que seu disco se torna dinâmico.

Volume Estendido (ou Spanned): Um volume estendido pode conter espaço em disco de até 32 HDs. Os dados são gravados preenchendo o espaço em disco do primeiro HD, depois do segundo e assim por diante. Por essa razão, não há melhoria na performance.

Volume Striped: Chamado assim porque os dados são gravados em tiras (stripes). É o nosso famoso RAID 0! Um volume striped pode conter de 2 até 32 discos.

Volume Espelhado: É o RAID 1.

Volume Striped com Paridade: Implementação por software do RAID 5. O Windows 2000 suporta até 32 discos em um Volume Striped com Paridade, lembrando que o mínimo é 3.

A figura abaixo ilustra uma matriz de RAID por software, mais precisamente um volume Striped: note que não necessariamente todo o espaço de determinado disco rígido deve estar ocupado pelo volume.

Perguntas Freqüentes


Por que não consigo instalar o Windows em um determinado volume?

O Windows 2000 somente pode ser instalado em uma Partição que foi convertida para Volume (isso ocorre automaticamente quando o disco é convertido para dinâmico). O programa de instalação usa a BIOS para se comunicar com o disco, que só reconhece volumes listados na tabela de partições do HD.


Não consigo fazer um volume Striped com Paridade no meu Windows 2000 Professional!

O Windows 2000 Professional não suporta volumes com tolerância a falha (volumes Espelhados e volumes Striped com Paridade).


Posso mover um volume Striped, Striped com paridade, Estendido ou Espelhado de um computador para outro?

Sim. Contanto que todas as unidades de disco rígido integrantes da matriz forem movidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *