RAID: perguntas e respostas 1 Fazer um comentário

 

 

Perguntas e Respostas: RAID

Este tutorial foi desenvolvido para esclarecer um recurso cada vez mais difundido: RAID. Primeiro serão explicados os conceitos principais e, em meio aos conceitos, responderei a perguntas que freqüentemente vem à cabeça dos leitores.

RAID inicialmente foi feito para servidores, no entanto, muitas placas-mãe SOHO (Small Office Home Office -> Pequenos escritórios ou usuário doméstico) do mercado já vem com um Chip RAID onboard. Mas, o que significa?

RAID significa Redundant Array of Independent Disks. Em bom português, significa Matriz Redundante de Discos Independentes. Apesar do nome ser complicado, o conceito é bem simples: fazer com que vários discos rígidos trabalhem como se fossem um só. Existem vários tipos de RAID, aqui citaremos os mais comuns:

RAID 0: Dois ou mais discos rígidos são agrupados. Os dados são gravados distribuindo-se a carga entre os discos que fazem parte da matriz (geralmente em blocos de 32kb ou 64Kb de dados). Este método não é muito seguro, já que se um participante da matriz falhar, todos os dados serão perdidos. No entanto, é o mais rápido, pois a leitura e gravação são distribuídas.

RAID 1: Também chamado de espelhamento: um dos discos serve de espelho para o outro. Tudo que é gravado em um dos discos é gravado no outro. Isso faz com que a performance de gravação seja um pouco prejudicada, no entanto, a leitura dos dados é acelerada, já que temos dois discos lendo o mesmo arquivo. É uma forma bem segura, mas também a mais cara, sendo que apenas 50% do espaço disponível é aproveitado.

RAID 5: Melhor relação custo x performance x segurança. Para esse tipo de RAID, há necessidade de no mínimo 3 discos. As informações de paridade são gravadas em cada disco de tal forma que se um dos integrantes da matriz falhar, as informações nele contidas podem ser reconstruídas. Sua performance de gravação é menor do que a do RAID 0 e maior que a do RAID 1. A performance de leitura é a melhor entre as aqui citadas, já que as informações estão distribuídas entre três ou mais discos.

Pode-se implementar RAID de duas maneiras distintas sendo cada qual com suas vantagens e desvantagens: RAID por Software ou Hardware.


O que acontece se durante uma falha em meu RAID 5 outro disco da matriz resolver parar de funcionar?

Infelizmente seus dados serão perdidos… RAID não é feito para substituir o backup: é apenas mais uma segurança para evitar que a máquina fique parada por muito tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *